Folha de Pernambuco afirma que reforma na EMAJPE começará em 40 dias

556597_451792831532193_1230541302_n

No dia 30/08/2012 o jornal Folha de Pernambuco publica matéria mostrando os atuais problemas encontrados  na EMAJPE e afirma que obras começaram em 40 dias.

Nas redondezas da Oficina Brennand e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste do Recife, a Escola Municipal de Artes João Pernambuco está localizada em uma área onde se respira as manifestações artísticas. Por trás de todo romantismo, a realidade deste centro de produção de artes não é nada inspirador. Teatro interditado, problemas estruturais, falta de instrumentos e nenhuma perspectiva de melhora. Este é o quadro vivenciado pelos cerca de 1,6 mil alunos que frequentam o espaço diariamente. O detalhe é que esta é a única escola da Capital que realiza este trabalho integrado.

No período de chuvas, a situação fica ainda pior. Por problemas nos telhados, quando a precipitação é mais forte, alguns alunos são obrigados a abrirem o guarda-chuva para que os pingos não atinjam os instrumentos nem o material didático. Os banheiros também apresentam danos, onde os balcões estão deteriorados pelo tempo, deixando o local sem uma aparência higiênica. O passar do tempo vai deteriorando toda estrutura física da escola já atingindo as salas de dança, música, entre outros espaços.

Caminhando pela escola, nenhuma cena chega a ser mais chocante que a atual condição do teatro. O local, que prioritariamente deveria ser utilizado para apresentações culturais, hoje é um espaço utilizado para guardar entulhos. A situação ficou pior quando, no ano passado, o muro de arrimo localizado na parte de trás da escola caiu. Desde então, algumas obras e melhorias estão sendo realizadas, mas em um ritmo muito lento. Outra problemática é o quadro de professores. Dos 58 profissionais responsáveis pelas atividades, somente 18 são concursados e o restante estagiários oriundos da UFPE.

Apesar das dificuldades, a escola não parou de funcionar. “Todo mundo vem porque quer, com um sonho e desejo de estudar arte”, afirmou a vice-diretora da escola, Auxiliadora Aroucha.
Por meio de nota, a assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer informou que está estudando a possibilidade de contratação de profissionais simplificada com Licenciatura em Música e Artes. Sobre as obras estruturadoras a pasta relata que já foi escolhida a empresa responsável pela manutenção na unidade. O contrato está em processo de elaboração, e em 40 dias as obras serão iniciadas.

Nesses trabalhos serão realizadas a nova coberta da unidade, construção de duas salas, pintura geral, acessibilidade em toda unidade, urbanização nas áreas externas, melhoria das instalações elétricas, construção de banheiro para pessoas de necessidades especiais e melhorias nos demais banheiros. As obras no muro de arrimo estão sendo finalizadas, o que vai possibilitar que o teatro seja desinterditado.

Link da matéria: www.folhape.com.br/EMAJPE

Você pode deixar um comentario, ou trackback direto do seu site.